Dicas Técnicas

Na substituição da Pastilha de freio, devem-se verificar todos os componentes do Sistema de Freio: Discos, Flexível de freio, Pinça de freio, Êmbolo e Pinos deslizantes, Guarnição de Borracha, Lubrificantes e Nível do Fluído de freio, Cilindro Mestre, Cilindro de roda, Servofreio e Tubos condutores.

Atenção aos discos de freios usados, pois podem comprometer as novas pastilhas, verifique sua superfície com o relógio comparador, quanto à existência de empenamento, bem como sua espessura,se necessário retificá-lo em ambas as faces. Para limpeza dos discos de freios, utilize água e sabão, álcool etílico ou aplique ar comprimido, nunca utilize derivativos de petróleo.

O rendimento satisfatório do material depende de seu comportamento inicial. O sistema de freio revisado, evita desgaste precoce, ruídos ou chiados desnecessários, que comprometem a eficácia do produto. A instalação do produto somente deve ser realizada por profissional habilitado (CBO: 9144-05) e com a utilização de ferramentas adequadas.

Profissional Originall

Após e realização da troca das Pastilhas de freio, se faz necessário fazer um pré- assentamento para que desta forma o cliente receba seu veículo em condições normais de uso.

Para realizar o pré- assentamento, o técnico deve andar com o veículo, dirigindo de forma moderada e acelerando a carro até 70 km/h e acionar o pedal do freio até baixar para 30 km/h, soltar o pedal e após aprox. 30 segundos repetir o procedimento, este tempo é necessário para não aquecer as novas pastilhas de freio, pois neste período o material de atrito não tem 100% de sua área de contato com o disco de freio, evitando o super aquecimento em pontos localizados. Realizar este procedimento pelo menos 10 vezes com segurança.

Entrega técnica do veículo

Com as novas Pastilhas de freio instaladas no veículo, é necessário um período de acomodação e assentamento do material de atrito, e o motorista deve ser orientado pelo reparador, para cumprir de forma adequada, evitando freadas bruscas e altas velocidades. Este período leva em media de 200 km a 300 km.

Recomendações técnicas

Não utilize Pastilhas de Freio abaixo de 3 mm de espessura: Sabemos que o material de atrito é um grande trocador de calor, portanto quando usamos uma Pastilha gasta perdemos o poder de refrigeração do sistema de freio, além de comprometer a vida útil do Disco de Freio.

Verifique o sistema de freio a cada 10 mil quilômetros.

Ruído: Ao frear o carro atenção a presença de ruídos metálicos e contínuos, pois pode ser evidencia de que a Pastilha de Freio esteja com desgaste máximo, ou seja, já não oferece segurança ao condutor e aos ocupantes de veículo.

Os veículos que possuírem luzes indicadoras de desgastes de Pastilhas de Freio, e este indicarem pastilhas gastas, deverão ser substituídos, juntamente com outra Pastilha de Freio que também possua o sensor, desta forma mantêm o recurso originalmente oferecido pela montadora.

Para melhor eficiência, confiabilidade e controle do sistema de freios, muitos veículos possuem o auxilio da eletroeletrônica embarcada, trata-se de vários sensores instalados em pontos estratégicos para informar uma unidade de processamento eletrônico, sobre as condições de uso do veículo para auxiliar o condutor durante uma frenagem. Portanto é muito importante que o sistema elétrico esteja em perfeita condições de uso, e não seja alterada nenhuma ligação elétrica, conservando a originalidade do veículo.

Funcionamento dos Sensores de Desgaste

Conforme o manual do fabricante e o sistema de freio utilizado no veículo:

  • Circuitos normalmente abertos NA;
  • Circuitos normalmente fechados NF;
  • Sinal Sonoro.

Sensores com um fio

Seu funcionamento ocorre por meio do contato negativo com o Disco de Freio, ou seja, o único fio presente no Sensor de Desgaste se torna um sinal negativo através de um conector metálico que esta fixada na massa de atrito.

Quando a Pastilha de Freio esta com o desgaste abaixo de 3 mm de espessura, este conector metálico encosta no Disco de Freio, enviando para o painel do carro um sinal negativo para fechar o circuito elétrico e ascender a luz amarela/vermelha, indicando a substituição da Pastilha de Freio.

Sensores com dois fios

Neste caso a informação da espessura mínima das Pastilhas de Freio, rompendo sua ligação (jumper), presente na massa de atrito, abrindo o circuito para que o painel informe ao condutor a condição do freio.

Sensor sonoro

Este Sensor de Desgaste esta fixado diretamente na estrutura da Pastilha de Freio (Plaqueta de aço), trata-se de uma chapa metálica que se encontra aproximadamente a 3 mm de altura da plaqueta, desta forma quando o material de atrito (massa) atingir sua espessura mínima recomendada pelo fabricante, começará a emitir um ruído característico de desgaste de pastilha.

Dica técnica e segurança

  • Verifique os sistemas de freios regularmente;
  • Ao sair com sua moto, certifique-se do funcionamento do sistema de freios;
  • Ao realizar a troca dos patins de freio, avalie todo o conjunto de freios.

Garantia

Nosso período de garantia contempla o prazo legal que é de 90 dias, nos termos da lei nº 8.078, de 11/09/1990.

Desgastes naturais e danificações por utilizações inadequadas excluem-se das condições gerais de garantia.

A OriginALLparts não se responsabiliza por alterações realizadas nos produtos, e também em procedimentos incorretos de instalações dos novos patins de freio, bem como no método de realizações de testes dos novos produtos.

Conscientização

  • Use sempre o capacete;
  • Ao pilotar uma moto nos dias chuvoso redobre a atenção;
  • Use os freios com prudência;
  • No transito seja “OriginALL”, pois você é único.

Conheça todas as  Aplicações através do catálogo eletrônico

popup site-tablet