Revisão
Fazendo a Inspeção do Sistema de Freio
Verifique o estado das Pastilhas de Freio regularmente, fique atento aos indicadores de desgastes nas Pastilhas e Lonas, pois quando as setas de desgastes coincidirem é hora de substituir o material de atrito (maiores informações leia o manual e orientações do veículo). Ao sair com seu veículo certifique-se do funcionamento do Sistema de Freio.
Na substituição da Pastilha de freio, devem-se verificar todos os componentes do Sistema de Freio: Discos, Flexível de freio, Pinça de freio, Êmbolo e Pinos deslizantes, Guarnição de Borracha, Lubrificantes e Nível do Fluído de freio, Cilindro Mestre, Cilindro de roda, Servofreio e Tubos condutores.
Atenção aos discos de freios usados, pois podem comprometer as novas pastilhas, verifique sua superfície com o relógio comparador, quanto à existência de empenamento, bem como sua espessura, se necessário retificá-lo em ambas as faces. Para limpeza dos discos de freios, utilize água e sabão, álcool etílico ou aplique ar comprimido, nunca utilize derivativos de petróleo.
O rendimento satisfatório do material depende de seu comportamento inicial. O sistema de freio revisado, evita desgaste precoce, ruídos ou chiados desnecessários, que comprometem a eficácia do produto. A instalação do produto somente deve ser realizada por profissional habilitado (CBO: 9144-05) e com a utilização de ferramentas adequadas.
Pré-Assentamento
Após a realização da troca das Pastilhas de freio, se faz necessário fazer um pré- assentamento para que desta forma o cliente receba seu veículo em condições normais de uso.
Para realizar o pré- assentamento, o técnico deve andar com o veículo, dirigindo de forma moderada e acelerando a carro até 70 km/h e acionar o pedal do freio até baixar para 30 km/h, soltar o pedal e após aproximadamente 30 segundos repetir o procedimento, este tempo é necessário para não aquecer as novas pastilhas de freio, pois neste período o material de atrito não tem 100% de sua área de contato com o disco de freio, evitando o super aquecimento em pontos localizados. Realizar este procedimento pelo menos 10 vezes com segurança.
Entrega Técnica
Com as novas Pastilhas de freio instaladas no veículo, é necessário um período de acomodação e assentamento do material de atrito, e o motorista deve ser orientado pelo reparador, para cumprir de forma adequada, evitando freadas bruscas e altas velocidades.
Este período leva em média de 200 km a 300 km.
Recomendações Técnicas
Não utilize Pastilhas de Freio abaixo de 3 mm de espessura: Sabemos que o material de atrito é um grande trocador de calor, portanto quando usamos uma Pastilha gasta perdemos o poder de refrigeração do sistema de freio, além de comprometer a vida útil do Disco de Freio.
Verifique o sistema de freio a cada 10 mil quilômetros.
Ruído: Ao frear o carro atenção a presença de ruídos metálicos e contínuos, pois pode ser evidencia de que a Pastilha de Freio esteja com desgaste máximo, ou seja, já não oferece segurança ao condutor e aos ocupantes de veículo.
Os veículos que possuírem luzes indicadoras de desgastes de Pastilhas de Freio, e este indicarem pastilhas gastas, deverão ser substituídos, juntamente com outra Pastilha de Freio que também possua o sensor, desta forma mantêm o recurso originalmente oferecido pela montadora.
Para melhor eficiência, confiabilidade e controle do sistema de freios, muitos veículos possuem o auxílio da eletroeletrônica embarcada, trata-se de vários sensores instalados em pontos estratégicos para informar uma unidade de processamento eletrônico, sobre as condições de uso do veículo para auxiliar o condutor durante uma frenagem. Portanto é muito importante que o sistema elétrico esteja em perfeita condições de uso, e não seja alterada nenhuma ligação elétrica, conservando a originalidade do veículo.
Garantia
Os produtos acompanham no interior da embalagem uma bula técnica com todas orientações necessárias. O período de garantia contempla o prazo legal de 90 dias, nos termos da lei nº 8.078, de 11/09/1990. Desgastes naturais e danificações por utilizações inadequadas excluem-se das condições gerais de garantia.
A OriginALLparts não se responsabiliza por alterações realizadas nos produtos posteriormente, bem como procedimentos incorretos de instalações das novas Pastilhas de Freio, bem como no método de realizações de testes dos novos produtos.
“EM CADA NECESSIDADE DE PILOTAGEM UM PRODUTO COM TECNOLOGIA E QUALIDADE CAPAZ DE PROMOVER MAIOR ESTABILIDADE E ADAPTAÇÃO AO PERCURSO”