Sensores de Desgaste

Atendem rigorosamente as especificações técnicas conforme as normas internacionais, desenvolvemos Pastilhas de freio com o Sensor de Desgaste solidário a peça nova, e também sensores fornecidos separadamente, com embalagens exclusivas para aplicações específicas e também sensores mecânicos que estão integrados a estrutura da própria Pastilha de Freio.

Detalhes

  • Embalagem exclusiva;
  • Suporta variação de temperatura;
  • Maior durabilidade;
  • Resistência;
  • Qualidade normatizada;
  • Linha mais completa do mercado.
Funcionamento dos Sensores de Desgaste
Conforme o manual do fabricante e o sistema de freio utilizado no veículo, existem:
Circuitos normalmente abertos NA,
Circuitos normalmente fechados NF e Sinal Sonoro.

SENSORES COM UM FIO
Seu funcionamento ocorre por meio do contato negativo com o Disco de Freio, ou seja, o único fio presente no Sensor de Desgaste se torna um sinal negativo através de um conector metálico que está fixada na massa de atrito.
Quando a Pastilha de Freio está com o desgaste abaixo de 3 mm de espessura, este conector metálico encosta no Disco de Freio, enviando para o painel do carro um sinal negativo para fechar o circuito elétrico e acender a luz amarela/vermelha, indicando a substituição da Pastilha de Freio.

SENSORES COM DOIS FIOS
Neste caso a informação da espessura mínima das Pastilhas de Freio, rompendo sua ligação (jumper), presente na massa de atrito, abrindo o circuito para que o painel informe ao condutor a condição do freio.

SENSOR SONORO
Este Sensor de Desgaste está fixado diretamente na estrutura da Pastilha de Freio (Plaqueta de aço), trata-se de uma chapa metálica que se encontra aproximadamente a 3 mm de altura da plaqueta, desta forma quando o material de atrito (massa) atingir sua espessura mínima recomendada pelo fabricante, começará a emitir um ruído característico de desgaste de pastilha.